10 filmes sobre Hooligans

Hooligans Cartaz

O  West Ham ficou famoso em todo o mundo após a trilogia Hooligans. Nela, os personagens principais estrelam muita pancadaria contra membros do Millwall, na rivalidade mais explosiva do futebol inglês. Mas essa ligação entre West Ham e filmes de hooligans vai muito além disso.

O Verminosos por Futebol elaborou uma lista com os 10 melhores filmes sobre hooliganismo. E outras quatro produções que enfocam essa rivalidade do leste de Londres, sempre a partir do ponto de vista do West Ham: Violência Máxima, A Firma, Cass e Guerra entre Gangues.

Os 10 filmes são britânicos, berço dos hooligans. Apesar de se tornar preocupação em diversos países, o tema ainda não despertou interesse do cinema fora do Reino Unido. A exceção foi a trilogia Hooligans, feita em parceria com Hollywood.

(*) Abaixo de cada resumo, o trailer ou filme completo, quando disponível no Youtube.

Guerra entre Gangues
10) Guerra entre Gangues (Rise of the Footsoldier)

Lançamento: 2007

País: Reino Unido

Direção: Julian Gilbey

Retrata a vida real de Carlton Leach, torcedor quarentão com três décadas de experiência em pancadarias entre hooligans do seu time, o West Ham, contra o arquirrival Millwall.

Hooligans 2

9) Hooligans 2 (Green Street Hooligans 2)

Lançamento: 2009

País: Reino Unido e Estados Unidos

Direção: Jesse V. Johnson

As brigas entre hooligans de West Ham e Millwall da 1ª edição passam das ruas para as prisões, depois que acabam detidos pela polícia. Praticamente não há futebol no filme – é só porrada!

A Procura de Eric

8) À Procura de Eric (Looking for Eric)

Lançamento: 2009

País: Reino Unido

Direção: Ken Loach

Não é um filme sobre hooligans, mas um grupo deles ligado ao Manchester United tem papel importante na ajuda a Eric, o personagem que dá título ao filme e que contracena com Eric Cantona.

Cass

7) Cass (Cass)

Lançamento: 2009

País: Reino Unido

Direção: Jon S. Baird

Abandonado em um orfanato de Londres na década de 1950, a raiva reprimida de Cass explode quando ele conhece torcedores do West Ham. Único dos filmes que aborda a escalada de poder de um negro num grupo de hooligans.

Awaydays

6) Awaydays (Awaydays)

Lançamento: 2009

País: Reino Unido

Direção: Pat Holden

Aborda a rotina de um grupo de jovens hooligans de um time pequeno, o Tranmere Rovers, ao som de uma bela trilha sonora com sucessos britânicos da virada das décadas de 1970 e 1980.

ID Furia nas Arquibancadas

5) ID: Fúria nas Arquibancadas (ID)

Ano: 1995

País: Reino Unido

Direção: Philip Davis

Um dos primeiros filmes sobre o tema a fazer sucesso fora do Reino Unido, relata a história de um policial que se infiltra na torcida do Shadwell Town, time fictício, e que assim transforma sua vida perigosamente.

Hooligans

4) Hooligans (Green Street Hooligans)

Lançamento: 2005

País: Reino Unido e Estados Unidos

Direção: Lexi Alexander

Primeira produção hollywodiana a tratar do tema, conta a história de um americano, vivido por Elijah Wood, que vira legítimo hooligan do West Ham. Popularizou mundialmente a rivalidade do time com o Millwall.

Penalidade Maxima

3) Penalidade Máxima (Mean Machine)

Ano: 2001

País: Reino Unido

Direção: Barry Skolnick

Vinnie Jones, o ex-bad boy do Wimbledon, é a estrela nessa produção, que retrata um jogo entre detentos e carcereiros. Em 2005, o filme ganhou versão hollywoodiana com Adam Sandler, chamada no Brasil como Golpe Baixo, mas com futebol americano.

A Firma

2) A Firma (The Firm)

Ano: 2009

País: Reino Unido

Direção: Nick Love

Remake de versão de 1988, o filme conta a vida de um garoto que se enturma com um grupo de hooligans torcedores do West Ham. Em cena, muita pancadaria contra rivais do Millwall.

Violencia Maxima

1) Violência Máxima (The Football Factory)

Ano: 2004

País: Reino Unido

Direção: Nick Love

É tão realista que tornou famoso entre hooligans o protagonista, Danny Dyer. No filme, seu personagem é um líder de torcida do West Ham, em muitas brigas contra rivais do Millwall. Depois, Dyer se tornou o apresentador de uma série de documentários sobre hooligans, The Real Football Factories, que chegou a vir ao Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *